Auditoria de Comunicação
Auditoria de Imagem
Ativos intangíveis
Comunicação Estratégica
Governança Corporativa
Imagem
Identidade Corporativa
Reputação
Sustentabilidade
Comunicação Estratégica

     A comunicação de uma organização é dita estratégica quando está indissoluvelmente associada ao seu processo de gestão, isto é, ela efetivamente é considerada no processo de tomada de decisões do qual o chamado "staff" de comunicação participa ativamente.

     A comunicação estratégica pressupõe planejamento, conhecimento detalhado dos públicos de interesse ("stakeholders"), realização sistemática de pesquisas e disponibilização permanente de recursos (financeiros, tecnológicos, humanos etc).

     Em geral, o discurso da comunicação estratégica tem sido apropriado pelas organizações mas, na prática, podemos contemplar uma situação bastante distinta. A área de comunicação vive a reboque de outras áreas (marketing, finanças, recursos humanos etc), não dispõe de condições (tempo, recursos etc) para a construção de um sistema de comunicação definido especificamente como deinteligência empresarial (bancos de dados, pesquisas, auditorias em geral etc) e não se constitui realmente em prioridade.

     Veja a respeito os artigos sobre comunicação estratégica incluídos neste site.

 
Home