PACI - Pesquisa e Análise da Cobertura da Imprensa 
                       O Sistema PACI ( Pesquisa e Análise da Cobertura   da Imprensa), desenvolvido há mais de 25 anos pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, é   pioneiro no Brasil no que diz respeito a trabalhos de auditoria de presença e   imagem das organizações na mídia e começou a ser desenvolvido e aplicado em   1982, portanto na fase inicial do crescimento da comunicação empresarial   brasileira. Apenas a Comtexto Comunicação e Pesquisa, e nenhuma outra   agência/assessoria no Brasil, dispunha àquela época de um instrumento/método   sistemático, apoiado em critérios acadêmico-científicos, para avaliar a presença   e a imagem das organizações na imprensa. A Comtexto pode comprovar este fato   porque o Sistema PACI foi objeto de reportagem na revista Administração   & Négocios (já extinta) da Gazeta Mercantil, que evidenciava o seu   pioneirismo.  
                      O trabalho de auditoria de presença e de imagem na mídia da Comtexto está   respaldado em um conceito dinâmico (tem sido refinado ao longo do tempo) e sintonizado com as novas   demandas do processo de relacionamento com a mídia. A Comtexto, pelo seu   trabalho pioneiro nesta área, tem contribuído e participado ativamente para o   seu desenvolvimento e sua divulgação. Ela faz parte da história dos projetos de auditoria de imagem   no Brasil.  
                      O Sistema PACI pode contemplar tanto a análise individual da presença   e da imagem de uma empresa ou organização na mídia como a comparação com seus   concorrentes. Este último caso costuma ser sempre mais indicado, sobretudo se a   objetivo que move a organização ou empresa que realiza (ou subcontrata o   trabalho) extrapolar o mero registro do desempenho de uma organização/empresa   para abranger uma estratégia efetiva de competição por espaços e tempos nos   veículos ou programas jornalísticos, impressos, eletrônicos ou on line. Ele   dispõe de uma Metodologia própria, continuamente   revisada, para a realização deste trabalho e se respalda na experiência   acumulada pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, uma empresa de consultoria que   atua há quase 30 anos no mercado brasileiro da Comunicação Empresarial.  
                      O Sistema PACI é absolutamente transparente e, diferentemente do que   ocorre no mercado, a Comtexto Comunicação e Pesquisa não esconde dos seus   clientes o processo utilizado para a realização do projeto de auditoria de   imagem, inclusive a constituição dos Indicadores de análise. 
                      Se sua empresa ou organização está interessada em contratar um trabalho de   auditoria de imagem, não deixe de consultar o Kit básico de perguntas para a   contratação de uma empresa de auditoria de imagem. Ele está disponível no   menu ao lado, bastando clicar na opção Kit de perguntas. Consulte também a   Comtexto Comunicação e Pesquisa antes de escolher uma agência/assessoria para a   realização deste trabalho: podemos apresentar um custo compatível com as suas possibilidades. 
                      Observação importante: a Comtexto Comunicação e Pesquisa é uma empresa   de consultoria e de pesquisa em Comunicação e não uma empresa de clippping. Isso   significa que o Sistema PACI pressupõe, no caso de projetos para clientes, que   estes encaminhem o clipping para análise. De qualquer forma, o projeto de   auditoria de imagem se inicia pela assessoria da Comtexto para a   contratação/organização do serviço de clipping. Há empresas de clipping tão   precárias na coleta e identificação do material que o trabalho de auditoria de   imagem fica definitivamente comprometido.             
               |