| PACI - Custo            O custo de um projeto de auditoria de presença e imagem de uma organização na   mídia depende de uma série de fatores, mas podem ser destacados, de imediato,   quatro deles: 1) intensidade do trabalho de relacionamento com a imprensa   da empresa ou organização; 2) características do projeto; 3) forma de   apresentação do clipping e 4) tempo de contrato.           As empresas/ organizações diferem, pelo seu porte e pela sua estratégia de   atuação, no esforço de relacionamento com a imprensa e este fato tem a ver com o   número de unidades informativas publicadas, o que pode ser avaliado pelo volume   do clipping impresso, eletrônico ou on line (número de recortes, programas de   rádio e TV etc). Quanto maior esse volume, maior o custo do projeto de auditoria   de imagem porque acarreta maior esforço de processamento (análise, tabulação e   apresentação dos dados).            O custo do projeto de auditoria de imagem tem a ver também com as   características particulares do projeto. Uma auditoria de imagem que apenas   contempla uma organização ou empresa certamente tem custo menor do que um   projeto que analisa uma organização/empresa e seus princiapais concorrentes.   Nesse caso, não apenas o volume de material a ser analisado será maior mas   também o trabalho de comparação, que exigirá maior esforço de tabulação e   análise.           O trabalho de auditoria de imagem exige, obrigatoriamente, a leitura do   material publicado , seja ele impresso, on line ou eletrônico - rádio e TV, por   exemplo e o custo tem a ver também como a forma pela qual o material está   disponível para análise. O custo do Sistema PACI é sensivelmente maior, no caso   do clipping de jornais e revistas, se o material estiver disponível em forma   eletrônica ou on line (CDs/ DVds ou num site) do que em papel porque o tempo de   leitura e processamento também é significativamente maior.            Finalmente, o tempo de contrato influi no custo do Sistema PACI, ou   seja ele é inversalmente proporcional ao tempo de contrato (quanto maior o tempo   do contrato menor o custo). Isso é facilmente explicável: a definição e   construção do projeto demanda um tempo importante, que tem o seu custo, e , no   caso de contratos mais longos, esse custo acaba sendo diluído. Um contrato anual   terá proporcionalmente um custo menor do que um contrato por um período curto   (mensal, trimestral por exemplo).           Em princípio, o Sistema PACI está respaldado em um relatório mensal e   em um contrato anual e prevê a exclusividade para o cliente na sua área de   atuação. Isso significa que a Comtexto Comunicação e Pesquisa não trabalha,   concomitantemente, com duas empresas concorrentes (tipo Sadia e Perdigão, Avon e   Natura, TAM e Gol) porque o projeto não tem características apenas descritivas,   mas analíticas, e funciona mesmo dentro de uma perspectiva de consultoria.           Observação importante: Deve ser levado em conta também que a Comtexto   Comunicação e Pesquisa não faz o clipping do material (ele deve ser fornecido   pelo cliente) e que esse custo precisa ser incorporado ao valor total, embora   muitas empresas ou organizações já disponham de serviços terceirizados de   clipping. |