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     Tem sido comum estabelecer confusão entre reputação e imagem e certamente há razões para que isso aconteça. Assim como a imagem, a reputação consiste na maneira pela qual uma organização é percebida por pessoas individualmente, públicos específicos ou pela sociedade em geral, mas há uma importante diferença de gradação a ser considerada.

     A imagem de uma organização é normalmente uma percepção mais fluida, menos intensa e pode ser construída com relativa facilidade, mesmo quando não dispomos de informações mais consistentes sobre ela. Neste sentido, os meios de comunicação desempenham um papel importante na construção da imagem (ou imagens, como podemos conferir no conceito de imagem explicitado nesse site) e é razoável admitir que formamos imagens de muitas organizações com as quais não temos efetivamente contato.

     A transição da imagem para a reputação de uma organização exige um processo mais demorado, construído com maior intensidade e muitas vezes requer conhecimento mais aprofundado das ações, posturas, produtos e serviços desta organização ou mesmo experiências concretas de relacionamento com ela. Podemos dizer que a maioria das organizações tem uma ou mais imagens mas que boa parte delas não chega a adquirir uma reputação. Simplificadamente, podemos dizer que a reputação se constitui numa imagem consolidada e tem a ver com o conceito de imagem-síntese exposto no conceito de imagem deste site.

     Os profissionais de comunicação sentem com clareza esta distinção quando estão às voltas com as crises de imagem e de reputação, muito frequentes nos dias atuais. Mudar uma imagem é evidentemente um processo menos complexo do que mudar uma reputação porque esta, devidamente enraizada em determinados públicos ou na sociedade, não se altera com facilidade. Na prática, construir ou reconstruir (ou mesmo destruir) a reputação de uma organização exige um esforço importante, competência em comunicação e a ação por um tempo mais longo. Algumas organizações que vêem sua reputação desabar podem jamais vê-la retornar ao patamar anterior e muitas efetivamente sucumbem nestes casos porque a reputação é um dos ativos intangíveis mais valorizados na sociedade contemporânea.

     Sugerimos que leia com atenção os artigos sobre reputação e os artigos sobre imagem inseridos neste site, levando em conta que estes conceitos não estão ainda bem estabelecidos na literatura brasileira ou internacional que, também, a exemplo dos profissionais que atuam no mercado ou mesmo de autores consagrados, costumam confundi-los.

 
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